Escola Estadual "Diniz Alves de Toledo"
Plano de Ensino de Inglês
Ensino Fundamental e Médio
2010

Docente: Sueli Maria Ávila

INTRODUÇÃO

Tomando como base o objetivo geral estabelecido pela LDB 9394 de 1996 e reiterado os princípios apresentados pelos PCN-LE, entendemos que o ensino do Inglês no fundamental II deva ser visto como prática social, promovendo a formação integral dos alunos. Nessa perspectiva a aprendizagem do Inglês deve contribuir para o processo educacional como um todo, transcendendo a aquisição de um conjunto de habilidades lingüísticas e também propiciando maior consciência sobre o fundamento da língua materna e sobre nossa própria cultura; ale de desenvolver a percepção dos alunos sobre a natureza da linguagem , na medida em que amplia sua visão de mundo e os auxilia a construir o respeito às diferenças entre povos ou grupos sociais com suas diversas maneiras de se "ler o mundo". Ler o mundo, de forma bastante simplificada, significa buscar compreender como tudo se relaciona e funciona na sociedade. Isso inclui interpretar palavras, gestos, imagens, movimentos, pessoas costumes, dentre tantas outras coisas.  

JUSTIFICATIVA

No atual mundo globalizado em que vivemos é de suma importância perceber a utilização da língua inglesa em vários países, sua aplicabilidade no cotidiano e sua relação com outros idiomas, inclusive com a língua portuguesa.

Compreender um idioma significa associar palavras, expressões e frases, aprender a extrair informações de textos diversos, ampliando o vocabulário, bem como aplicar a gramática e desenvolver senso crítico. Assim, pode-se afirmar que o estudo de um idioma, especialmente a língua inglesa, é o produto da atividade discursiva oral e escrita que forma um todo significativo e acabado.

O conhecimento sobre a língua inglesa, a ser socializado na escola, deve ser visto sob o prisma da mobilidade do próprio idioma. O espírito crítico não admite verdades sem uma investigação de processo de sua construção e representatividade. Destaca-se que a linguagem, na escola, passa a ser objeto de reflexão e análise, permitindo ao aluno a superação e/o transformação dos significados veiculados. Criar, no aluno, o interesse por outro idioma é lhe permitir conectar-se com outros países.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Capacitar o aluno para:

- Considerar o idioma como a representação simbólica de experiências humanas manifestas na forma de sentir, pensar e agir na vida social.

- Analisar os recursos expressivos da língua, relacionando-a com textos, contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura.

- Confrontar opiniões e pontos de vista das diferentes manifestações da linguagem verba e não-verbal.

- Compreender e usar a língua inglesa como idioma gerador de significação e integrador do mundo globalizado.

- Adquirir pelo estudo de textos a construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura.

- Entender que existem variadas manifestações de linguagem como a dança, o teatro, a música e a pintura.

- Valorizar a diversidade de idéias, culturas e formas de expressão.

- Aplicar as tecnologias de comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros, contextos relativos da vida.

-Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso a informações a outra culturas e grupos sociais.

- Saber distinguir as variantes lingüísticas.

- Compreender em que a medida os enunciados refletem a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz.

- Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais e procurando colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.

- Estimular a observação da influência da Língua Inglesa no cotidiano e a incorporação de expressões na Língua Portuguesa.

- Dar ênfase a vocabulário e estruturas básicas.

- Aplicar textos com diferentes estruturas: diálogos, slogans, cartões e letras de músicas.

- Enriquecer vocabulário.

ENSINO FUNDAMENTAL

5ª SÉRIE

Objetivos Específicos

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class

2. Greetings

3. Nouns

4. Alphabet

5. School Materials

6. Personal pronouns

7. Articles (A, An, The)

8. Verb to be

9. Days of the week

10. Months of the year

11. Seasons

12. Cardinal numbers

13. Animals

14. Fruits and Food

15. Clothes and Body

16. Demonstrative pronouns

17. Plural of nouns

18. Colors

19. Adjectives

20. What and Who

21. How many and How much

22. What time is it?

6ª SÉRIE

Objetivos Específicos

Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira.

Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo.

Praticar a comunicação, inserida em temas de interesse da faixa etária da classe.

Preparar os alunos, dentro de um nível das estruturas gramaticais, para o uso e compreensão da Língua Inglesa.

Dar ênfase na estruturação da Língua Inglesa, especialmente no que diz respeito aos tempos verbais presente, passado e futuro imediato (Simples present, Present continuous tense, Past tense and Immediate future).

Elaborar perguntas com o verbo "to be", bem como usando "do"e "does".

Construir respostas curtas.

Aplicar adequadamente as preposições.

Introduzir textos variados, para leitura e interpretação.

Aprender os números ordinais de primeiro a milionésimo.

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class

2. Greetings

3. Months of the year

4. Verb to be and Short answer

5. Articles

6. There is and There was (há e havia)

7. Verb to be – Past tense

8. Simples present and Present continuous tense

9. Prepositions (in, of, to, at, from, under, between, among, etc.)

10. Ordinal numbers

11. Possessive pronouns

12. Plural of nouns

13. Possessive Adjectives

14. Possessive case

15. Verb can (present - can and past tense - could)

16. Immediate future

17. Interrogative Words

18. Do – Does

19. Do not – Does not

7ª SÉRIE

Objetivos Específicos

Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira.

Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo.

Praticar a comunicação, inserida em temas de interesse da faixa etária da classe.

Refletir sobre os temas transversais referentes aos assuntos trabalhados nas unidades.

Descrever hábitos e fatos utilizando o Simple present, Simple past, o Present continuous e o Past continuous.

Construir respostas curtas.

Aplicar adequadamente as preposições.

Introduzir textos variados, para leitura e interpretação.

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class

2. Verbo "to be" (Simple present and past tense)

3. Simple present (affirmative, negative, and interrogative form)

4. Possessive Adjectives and Possessive Pronouns

5. Prepositions

6. Indefinite Pronouns

7. Occupations

8. Past tense

9. Did and Didn`t

10. Interrogative Words: What, Who, Why, Whose, Which

11. Verb there to be (present and past tense)

8ª SÉRIE

Objetivos Específicos

Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira.

Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo.

Praticar a comunicação, inserida em temas de interesse da faixa etária da classe.

Dar ênfase na estruturação da Língua Inglesa, especialmente no que diz respeito aos tempos verbais presente contínuo, passado, futuro e condicional (Present continuous tense, Past tense, Future tense and Conditional tense).

Descrever hábitos e fatos utilizando voz passiva e gerúndio.

Elaborar "question tags".

Construir frases usando advérbios, grau comparativo e superlativo.

Introduzir textos variados, para leitura e interpretação.

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class

2. Plural of nouns

3. How many and How much

4. Indefinite Pronouns

5. Comparative degree

6. Superlative

7. Present perfect tense

8. Future tense

9. Conditional tense

10. Passive voice

11. Question tags

12 Gerund

13. Simple past (regular and irregular verbs)

14. Adverbs

ENSINO MÉDIO

1º ANO

Objetivos Específicos

Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira.

Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo.

Praticar a comunicação, inserida em temas de interesse da faixa etária da classe.

Trabalhar textos com o objetivo de praticar a leitura, a compreensão, a interpretação e a ampliação do vocabulário do aluno.

Dar ênfase na estruturação da Língua Inglesa, especialmente no que diz respeito aos tempos verbais presente simples, presente contínuo, passado, futuro e condicional (Simple present, Present continuous tense, Past tense, Future and Conditional).

Revisar os números cardinais.

Elaborar perguntas com o verbo "to be" (presente e passado)

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class

2. Greetings

3. Verbo "to be" (Simple present and past tense)

4. Cardinal numbers

5. Simple present/frequency adverbs

4. Past tense - regular and irregular verbs

5. Future

6. Conditional

7. To be

8. There to be

9. Present and past continuous

10. Definite and indefinite articles

11. Personal pronouns

12. Interrogative pronouns

13. Possessive adjectives and pronouns

14. Many – much – some and any

15. Prefixes and sufixes

2º ANO

Objetivos Específicos

Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira.

Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo.

Praticar a comunicação, inserida em temas de interesse da faixa etária da classe.

Trabalhar textos com o objetivo de praticar a leitura, a compreensão, a interpretação e a ampliação do vocabulário do aluno.

Dar ênfase na estruturação da Língua Inglesa, especialmente no que diz respeito aos tempos verbais presente perfeito, presente e passado contínuo (Present perfect tnse, and Present and past continuous tense).

Elaborar perguntas com o verbo "to be" (presente e passado)

Construir frases percebendo as diferenças entre capacidade, habilidade, possibilidade, necessidade, permissão, proibição, obrigação e dedução.

Revisar os números ordinais.

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class;

2. Greetings

3. Verbo "to be" (Simple present and past tense)

4. Ordinal Numbers

5. Can, may, be able, could, must, should

6. Present perfect tense;

7. Genitive Case

8. Relative Pronouns

8. There to be

9. Present and past continuous

10. Definite and indefinite articles

11. Personal pronouns

12. Interrogative pronouns

13. Possessive adjectives and pronouns

3º ANO

Objetivos Específicos

Conscientizar os alunos sobre a importância do aprendizado da língua estrangeira.

Reconhecer a presença do idioma inglês nas diversas regiões do mundo.

Praticar a comunicação, inserida em temas de interesse da faixa etária da classe.

Trabalhar textos com o objetivo de praticar a leitura, a compreensão, a interpretação e a ampliação do vocabulário do aluno.

Revisar os conteúdos básicos dos anos anteriores necessários para a compreensão do idioma como um todo.

Construir frases com o verbo "to be" (presente e passado)

Construir sentenças usando verbos auxiliares na forma afirmativa, negativa e interrogativa no presente e no passado.

Diferenciar discursos diretos e indiretos.

Revisar os números cardinais e ordinais.

Conteúdo Programático

1. Texts and Grammar Class;

2. Greetings

3. Verb to be – Affirmative, Negative and Interrogative Form

4. Verb there to be (present and past tense)

5. Verb to have

6. Verbo Auxiliar: Do, Does, Did

7. Verb there to be (present and past tense)

8. Interrogative Words: What, Who, Why, Whose, Which

9. Passive voice

10. If clauses.

11. Phrasal Verbs

12. Simple Present

13. Past tense (regular and irregular verbs).

14. Future

15. Conditional

16. Direct speech and Reported speech

17. Cardinal and Ordinal Numbers

18. Definite and indefinite articles

ESTRATÉGIA – METODOLOGIA

Aulas Expositivas: com o objetivo de contextualizar os aspectos culturais do idioma inglês (recursos audiovisuais, pranchas demonstrativas, filmes, etc.

Método Interativo / Participativo: instigar/estimular/ensinar a pensar e questionar através das técnicas: disposição em sala (círculo; "U"); questionamentos; diálogos, relatos (experiências/ contar histórias); leitura e discussão de textos informativos sobre cultura geral ("English Around Us") para ampliar visão de mundo (universo cultural); música ambiente (desacelerar pensamento); visitas a campo.

Método Comunicativo: Trabalhar alguns gêneros textuais (orais ou escritos) de circulação social (diálogos, "cartoons", letras de música, cartões, slogans, "posters", maquetes, etc.), com o objetivo de familiarizar os alunos com as funções da língua.

Desenvolver Compreensão Auditiva ("Listening"): músicas e filmes em inglês com o objetivo de explorar os sons (pronúncia) e enriquecer o vocabulário e desenvolver a oralidade.

Método de Leitura e dedução dos significados pelo contexto: (reflexão/ descrição de cenas, análise lingüística dos vários textos de circulação social-gêneros textuais através da associação de idéias e imagens).

Aulas com jogos e atividades lúdicas para facilitar a fixação (grupos).

Uso de Livro didático (textos / estruturas, vocabulário contextualizado / oral practice / written practice / leitura e produção de textos / músicas / projetos extracurriculares).

Pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada). Estimular, motivar os alunos para que façam produções textuais simples e curtas.

Temas Interdisciplinares e/ou Transversais: Desenvolver projetos de assuntos / conteúdos em comum com outras disciplinas como: Meio Ambiente / Água / Animais / Diferenças (diversidades, culturais, sociais), Culturais Afro e Indígena, Ética, Cidadania, Disciplina, Valores, Limites, Relações (Cultivar Atitudes Positivas), convivência, esportes, hábitos de alimentação, saúde.

Abordagem de Datas Significativas e/ou Comemorativas: Easter, Mother`s day, Father`s day, Children`s day, Independence Day, Halloween, Christmas, etc.

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro branco, Quadro de giz, livros diversos, revistas, TV com vídeos, CDs, cartazes, gravuras, murais, varais didáticos e jogos.

 

AVALIAÇÃO

Os alunos/as serão avaliados por:

1)Critério Pesquisa:

Atividades em duplas / trios (produções orais/escritas como exercícios, posters desenhos, pinturas, recortes, colagens pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada), dramatizações de diálogos, maquetes, campanhas ambientais (projeto Tamar / Baleia Franca), campanhas de hábitos e atitudes positivas (boas maneiras).

2)Critério Individual:

Avaliações Escritas e/ou Orais (individuais)- produções escritas / exercícios de repetição oral("oral drills"), desenhos, pinturas, avaliações de aprendizado (vocabulário e estruturas estudadas).

Avaliações e/ou tarefas "extras" (recuperações paralelas) como forma de recuperar, fixar, conteúdos que serão frequentemente revisados.

3)Critério Qualitativo:

Hábitos e atitudes;

Interesse e participação nas atividades propostas;

Postura em sala de aula (respeito para com colegas, professores e funcionários);

Responsabilidade com entrega de tarefas;

Cooperação e interação com o grupo (espírito de equipe);

Conservação de materiais, capricho / organização de produções e conservação do patrimônio escolar.

O processo de avaliação será contínuo e gradativo, por meio de participação e de produções escritas + formação de hábitos e atitudes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

B823P, Brasil, secretaria de educação fundamental, parâmetros curriculares nacionais; terceiro e quarto ciclos fundamental; língua estrangeira, secretaria de educação fundamental, Brasília; MEC SEF, 1998, 120P, (5ª a 8ª).

FERRARI, Mariza; RUBIN, Sarah Giersztel. Inglês para o Ensino Médio. Série Parâmetros. 1ed. São Paulo: Ed. Scipione, 2002, Vol. Único.

HOLLAENDER, Arnon. Coleção Objetivo – Sistema de Método de Aprendizagem. Inglês I e II. Livros 42 e 43.

KELLER, Victoria. Caderno do Futuro: Inglês. 2ed. 2ª. Reimpressão 2009. São Paulo: IBEP, 2008. 4v, para alunos de 5ª. a 8ª. séries.

Manual Integrado do Estudante – Ensino Fundamental e Médio. LERLISA. vol. 2, p.299-318, 318P.

MORINO, Eliete Canesi; FARIA, Rita Brugin. Start Up 8. 1ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

SILVA, Antônio de Siqueira; BERTOLIN, Rafael. Apostila de Língua Inglesa – Novo Ensino Médio - São Paulo: IBEP, 2009. Volume único.

Vários Autores. Biblioteca do Estudante Moderno – Fundamental e Médio – Programa do III Milênio. São Paulo: Difuso Cultural do Livro, 2000, p. 82-112, 144P.